Não descurando todos os pontos negativos, o que tenho a dizer é, como alguém que nasceu, cresceu e vive no interior: habituamo-nos. Habituamo-nos às deslocações de "longo curso" para fazer alguma coisa importante ou fora do normal (como ir ao hospital, ao shopping ou a qualquer serviço que não haja por aqui) - o que nos faz habituarmo-nos também a viagens que para outras pessoas são cansativas -, à internet lenta (ex.: a fibra só chegou a minha casa no ano passado, não sei se é normal ou não...), à falta de serviços, à demora de dias, por vezes, na resolução de avarias, etc.
Faço uma hora de viagem para ir trabalhar todos os dias e não, não estou a falar de uma hora porque há trânsito, filas ou quaisquer impedimentos. É uma hora de viagem porque moro, em média, a uma hora de distância das cidades mais próximas. Enquanto estava na faculdade, vivi na cidade, mas acho que nunca me cheguei sequer a habituar totalmente ao ritmo e a toda a "disponibilidade"... É difícil explicar, mas o meu ponto é: quem sempre viveu de determinada forma e se acostumou a determinada realidade não sente tanto as falhas, no sentido em que fazem parte do nosso quotidiano.
Se me incomoda que as chamadas SCUT continuem com preços elevadíssimos sendo a única alternativa em que não demoras duas horas a chegar ao centro urbano mais próximo porque a nossa rede rodoviária (do interior) está esquecida e obsoleta? Claro que sim! Especialmente porque circulo nelas todos os dias. Mas também tenho noção que só tem tendência a piorar e que ninguém "se mexe" para nada. E eu, como muitos e com dor no coração, acabarei por sair daqui também... Porque nem vamos falar na falta de oportunidades!
A Vodafone tem uma [lista](https://www.vodafone.pt/content/dam/digital-sites/downloads/docs/movel/mapa-cobertura-movel.pdf) com a cobertura por freguesia. Há muitas aldeias com fibra óptica e outras tantas em que o 4G é bastante razoavel. Agora se tens o router mais barato e não estás numa zona com boa cobertura não esperes milagres.
nao creio. consultei nessa ista as duas localizaçoes onde passei ferias em Agosto, Penamacor e Fundão.
Em ambas refere 7.2 ou 75mb de velocidade, mas a verdade é que nem sinal gsm eu tinha. passamos uma semana sem usar o telemovel e a culpa nao era dos equipamentos
O problema é do equipamento e da posicao em relação às antenas. Queres apostar que com um router decente e com uma antena a apontar para a antena do operador atinges a velocidade máxima?
estou a falar de rede GSM.. nem uma chamada era possivel fazer num raio de 20km. sugeres q suba ao monte e aponte o telemovel para a antena da serra da estrela para mandar um sms?
Eu antes de ter fibra andei com um router 4g. Foi difícil acertar no melhor local mas depois tive sempre net razoável entre os 20 e os 50 megas. Isto contanto também com o mês de Agosto e duvido que tenhas mais gente aí no mês de Agosto do que eu que moro na costa vicentina.
Ainda há pouco tive no gerês, mesmo na fronteira e tirando uma zona ou outra na montanha, tinha 4g da Vodafone.
Já um colega meu, em casa, no centro de Braga, tinha que ir á janela para falar ao telemóvel, da nos.
Isso provavelmente tem mais a ver com a parede da casa dele, basta ter uma rede metálica para lixar o sinal, enquanto ao ar livre há menos impedimentos.
Banda larga móvel é scam.
Eles falam de altas velocidades? Falam de net ilimitada? Se leres as letras pequeninas tem 2-3 pontos em que dizem que cortam a velocidade para kbites/segundo apartir do momento em que usas x gigas. Se quiseres ver uma série ou algo do género esquece. O serviço é demasiado lento para isso
Pior, às vezes esses pontos só estão mesmo no contracto. Nas publicidades às vezes não aparece ou não diz quão grande é o corte
contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp9m2qr%2F%2Fha19mg5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")
Acho que temos maus operadores e excesso de gente.
Não moro numa grande cidade, e tenho um hotspot móvel como internet 'fixa' de casa, e a maior parte do ano chega para as necessidades. Não vai dar para jogar um CS, mas para email, Netflix, youtubes e afins está impecável, não noto grande impacto por ser móvel.
Chegou agosto, e isto parece um caracol. A resposta do operador é que há congestão de rede aqui na zona, e em vez de melhorarem a infraestrutura, devem estar a espera que os turistas vão embora.
Acho que os operadores têm pouco incentivo para melhorar os seus serviços infelizmente.
de todas as vezes que fiquei no interior, nunca tive uma má experiência com a internet. Eu pessoalmente sou de uma região bastante rural, e posso afirmar que a internet é melhor que na cidade. A meu ver não há falácia nenhuma, mas o que não me importava realmente era de ter um 5G por aqui
Depende tudo muito da zona, eu vivo numa aldeia, nem é assim muito no interior, existem zonas perto de mim com fibra, mas a minha aldeia nao tem, A minha net é horrivel e nem 5 km ao lado os gajos têm fibra, tem aldeias com menos populaçao com fibra e nós aqui fodidos com os 8Mbps
Já tive pelo país quase todo (interior inclusive). Efetivamente havia algumas zonas (poucas) que era mais complicado ter dados móveis. Prefiro pagar 21.8€ todos os meses e tenho net mais do que suficiente. Já liguei por PA móvel ao computador e chegou e sobrou para ver Netflix. Raramente tive problemas. Sou WTF.
Nao era esse o ponto. Sou defensor a 300% da vida no interior. Só estou a alertar para a discriminação de serviços que existe na merda deste país de engravatados que pensam que Vila Franca de Xira já fica na Galiza e Almada no Senegal. Cambada de imberbes que deviam era vender a mãezinha deles.
dezenas de kms → [**dezenas de km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fp9m2qr%2Fa_fal%C3%A1cia_da_banda_larga_m%C3%B3vel_fora_das_grandes%2Fh9ymehx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")
A malta tuga não tem noção do país onde vivem
A cobertura de rede é péssima, é completamente impossível alguém trabalhar a sério fora dos centros das cidades, vídeo-chamadas são impossíveis, fazer downloads/upload de ficheiros grande idem aspas, etc
Portugal é um país de apanhar sol e beber, tudo o resto é marketing
Eu também lol. Não percebo esta ideia de que só existe centros urbanos e tudo o resto é deserto. Mas sinceramente para mim melhor, quanto menos gente tiver por aqui mais feliz sou com a fibra, o trânsito nulo, a praia ao pé de mim e merceeirias com produtos locais.
A sério? Eu, a minha irmã e o meu irmão estivemos praticamente a pandemia em casa a assistir ás aulas por videoconferencia e correu tudo bem e vivemos numa aldeia do interior.
Sou nascido e criado em Lisboa, fora de Lisboa só vivi fora de Portugal, e nem percebo isso do interior. Só vejo pessoas a fugir de lá a sete pés, portanto coisa boa não deve ser. Mas acredito que dependa da personalidade e da profissão da pessoa. Não me veria a morar num sítio com essas limitações.
Médico, enfermeiro, cabeleireiro, barbeiro, peixeiro, talhante, comercial, agricultor, apicultor, bombeiro, policia, cantoneiro, camionista, taxista, canalizador, soldador, e eu ficava aqui a noite toda a dizer profissões se fosse preciso.
Pois. Não estou a ver. Só a Dulce Pontes é que se mudou daqui para uma aldeia em Trás os Montes 😂 mas acredito que em alguns casos possa compensar. Se houvesse mais condições compensaria mais.
A rede será híbrida 5G/4G durante muitos anos; a grande vantagem do 5G é aguentar um maior número de utilizadores, o que é pouco importante em zonas rurais.
Nas zonas rurais tens várias antenas congestionadas, porque não é só o número de users que as congestiona, mas sim a capacidade que a operadora lhes atribui. O 5G DSS (híbrido 4G/5G) poderá colmatar essa falta de capacidade com atribuição de maior banda. A NOS vai parece que vai apostar nisso em força.
No verão é certo e sabido que as velocidades sofrem...
Tu e mais o teu vizinho e o da Rua de baixo estão num sítio que se calhar fora do verão tem 2 ou 3 pessoas e no verão tem mais 20...
Se essas 20 andarem todas com o hotspot lá se foi a velocidade
Tens que verificar outras operadoras na mesma zona.
Há uma tendência geral para achar que a Vodafone é a melhor operadora, mas isso já não é verdade. Fora das grandes cidades tem um desempenho que fica muito aquém das expectativas.
A NOS, por exemplo, está a melhorar consideravelmente a sua capacidade de rede móvel, com várias modernizações em antenas por todo o país, implementando múltiplas bandas em simultâneo para aumentar o débito.
Tenta verificar com um cartão móvel se tens boa cobertura NOS e faz um speedtest. Podes ficar surpreendido. Para além disso, na NOS consegues um tarifário ilimitado por cerca de 15€/mês, algo que não consegues na Vodafone de certeza (que para mim é a operadora mais cara do mercado).
Acabei de vir de férias de Alporchinhos, no Algarve, e tive uma merda de uma semana sem rede de telemóvel dentro de casa. Nem chamadas conseguia fazer...
Não descurando todos os pontos negativos, o que tenho a dizer é, como alguém que nasceu, cresceu e vive no interior: habituamo-nos. Habituamo-nos às deslocações de "longo curso" para fazer alguma coisa importante ou fora do normal (como ir ao hospital, ao shopping ou a qualquer serviço que não haja por aqui) - o que nos faz habituarmo-nos também a viagens que para outras pessoas são cansativas -, à internet lenta (ex.: a fibra só chegou a minha casa no ano passado, não sei se é normal ou não...), à falta de serviços, à demora de dias, por vezes, na resolução de avarias, etc. Faço uma hora de viagem para ir trabalhar todos os dias e não, não estou a falar de uma hora porque há trânsito, filas ou quaisquer impedimentos. É uma hora de viagem porque moro, em média, a uma hora de distância das cidades mais próximas. Enquanto estava na faculdade, vivi na cidade, mas acho que nunca me cheguei sequer a habituar totalmente ao ritmo e a toda a "disponibilidade"... É difícil explicar, mas o meu ponto é: quem sempre viveu de determinada forma e se acostumou a determinada realidade não sente tanto as falhas, no sentido em que fazem parte do nosso quotidiano. Se me incomoda que as chamadas SCUT continuem com preços elevadíssimos sendo a única alternativa em que não demoras duas horas a chegar ao centro urbano mais próximo porque a nossa rede rodoviária (do interior) está esquecida e obsoleta? Claro que sim! Especialmente porque circulo nelas todos os dias. Mas também tenho noção que só tem tendência a piorar e que ninguém "se mexe" para nada. E eu, como muitos e com dor no coração, acabarei por sair daqui também... Porque nem vamos falar na falta de oportunidades!
[удалено]
Acelerando. Fácil.
Ajahhaah já tens fibra. Ainda estou à espera
A Vodafone tem uma [lista](https://www.vodafone.pt/content/dam/digital-sites/downloads/docs/movel/mapa-cobertura-movel.pdf) com a cobertura por freguesia. Há muitas aldeias com fibra óptica e outras tantas em que o 4G é bastante razoavel. Agora se tens o router mais barato e não estás numa zona com boa cobertura não esperes milagres.
Diz a lista que a velocidade de dados móveis pode ir até 75Mbps....e está hein?
Então de que é que te estás a queixar? Se a cobertura existe o problema está nas tuas configurações.
nao creio. consultei nessa ista as duas localizaçoes onde passei ferias em Agosto, Penamacor e Fundão. Em ambas refere 7.2 ou 75mb de velocidade, mas a verdade é que nem sinal gsm eu tinha. passamos uma semana sem usar o telemovel e a culpa nao era dos equipamentos
O problema é do equipamento e da posicao em relação às antenas. Queres apostar que com um router decente e com uma antena a apontar para a antena do operador atinges a velocidade máxima?
estou a falar de rede GSM.. nem uma chamada era possivel fazer num raio de 20km. sugeres q suba ao monte e aponte o telemovel para a antena da serra da estrela para mandar um sms?
Não será do querido mês de Agosto e da quantidade de chupa nets que passaram a existir temporariamente?
Eu antes de ter fibra andei com um router 4g. Foi difícil acertar no melhor local mas depois tive sempre net razoável entre os 20 e os 50 megas. Isto contanto também com o mês de Agosto e duvido que tenhas mais gente aí no mês de Agosto do que eu que moro na costa vicentina.
Ainda há pouco tive no gerês, mesmo na fronteira e tirando uma zona ou outra na montanha, tinha 4g da Vodafone. Já um colega meu, em casa, no centro de Braga, tinha que ir á janela para falar ao telemóvel, da nos.
Isso provavelmente tem mais a ver com a parede da casa dele, basta ter uma rede metálica para lixar o sinal, enquanto ao ar livre há menos impedimentos.
Com um telemóvel mais fraco que o dele, e Vodafone, não tinha problemas no mesmo sítio.
Sabes que existe internet fixa e fibra no interior? Mindblown eu sei...
Banda larga móvel é scam. Eles falam de altas velocidades? Falam de net ilimitada? Se leres as letras pequeninas tem 2-3 pontos em que dizem que cortam a velocidade para kbites/segundo apartir do momento em que usas x gigas. Se quiseres ver uma série ou algo do género esquece. O serviço é demasiado lento para isso Pior, às vezes esses pontos só estão mesmo no contracto. Nas publicidades às vezes não aparece ou não diz quão grande é o corte
contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp9m2qr%2F%2Fha19mg5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")
Acho que temos maus operadores e excesso de gente. Não moro numa grande cidade, e tenho um hotspot móvel como internet 'fixa' de casa, e a maior parte do ano chega para as necessidades. Não vai dar para jogar um CS, mas para email, Netflix, youtubes e afins está impecável, não noto grande impacto por ser móvel. Chegou agosto, e isto parece um caracol. A resposta do operador é que há congestão de rede aqui na zona, e em vez de melhorarem a infraestrutura, devem estar a espera que os turistas vão embora. Acho que os operadores têm pouco incentivo para melhorar os seus serviços infelizmente.
a app qualrede informa a melhor rede por zona
Em banda larga também te verias grego para ver séries nas cidades do litoral
de todas as vezes que fiquei no interior, nunca tive uma má experiência com a internet. Eu pessoalmente sou de uma região bastante rural, e posso afirmar que a internet é melhor que na cidade. A meu ver não há falácia nenhuma, mas o que não me importava realmente era de ter um 5G por aqui
Não há 5G nem em Lisboa , quanto mais no interior. Vais esperar sentado
Depende tudo muito da zona, eu vivo numa aldeia, nem é assim muito no interior, existem zonas perto de mim com fibra, mas a minha aldeia nao tem, A minha net é horrivel e nem 5 km ao lado os gajos têm fibra, tem aldeias com menos populaçao com fibra e nós aqui fodidos com os 8Mbps
é por vezes é assim mesmo, a minha freguesia tem por aí 200 pessoas mas ao menos temos fibra melhor que muitos outros locais.
Já foste vacinado?
Não, mas praticamente todos por aqui já foram. Deve ser disso
Já tive pelo país quase todo (interior inclusive). Efetivamente havia algumas zonas (poucas) que era mais complicado ter dados móveis. Prefiro pagar 21.8€ todos os meses e tenho net mais do que suficiente. Já liguei por PA móvel ao computador e chegou e sobrou para ver Netflix. Raramente tive problemas. Sou WTF.
É por isso que eu digo a todos os users daqui que a falácia de que viver no interior é que é bom é só ilusão
Na cidade ao menos respiras escapes de carros com net...
Concordo. O interior é uma merda. É melhor não saíres da cidade!
Nao era esse o ponto. Sou defensor a 300% da vida no interior. Só estou a alertar para a discriminação de serviços que existe na merda deste país de engravatados que pensam que Vila Franca de Xira já fica na Galiza e Almada no Senegal. Cambada de imberbes que deviam era vender a mãezinha deles.
dezenas de kms → [**dezenas de km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fp9m2qr%2Fa_fal%C3%A1cia_da_banda_larga_m%C3%B3vel_fora_das_grandes%2Fh9ymehx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")
A malta tuga não tem noção do país onde vivem A cobertura de rede é péssima, é completamente impossível alguém trabalhar a sério fora dos centros das cidades, vídeo-chamadas são impossíveis, fazer downloads/upload de ficheiros grande idem aspas, etc Portugal é um país de apanhar sol e beber, tudo o resto é marketing
>é completamente impossível alguém trabalhar a sério fora dos centros das cidades Tenho fibra numa aldeia com menos de 500 pessoas no meio do Alentejo
Eu também lol. Não percebo esta ideia de que só existe centros urbanos e tudo o resto é deserto. Mas sinceramente para mim melhor, quanto menos gente tiver por aqui mais feliz sou com a fibra, o trânsito nulo, a praia ao pé de mim e merceeirias com produtos locais.
Fazes chamadas diariamente com 10 pessoas ao mesmo tempo e a partilhar ecrãs?
Sim
A sério? Eu, a minha irmã e o meu irmão estivemos praticamente a pandemia em casa a assistir ás aulas por videoconferencia e correu tudo bem e vivemos numa aldeia do interior.
Um dia se fores à Alemanha vais ficar a saber o que é a velocidade do caracol.
Sou nascido e criado em Lisboa, fora de Lisboa só vivi fora de Portugal, e nem percebo isso do interior. Só vejo pessoas a fugir de lá a sete pés, portanto coisa boa não deve ser. Mas acredito que dependa da personalidade e da profissão da pessoa. Não me veria a morar num sítio com essas limitações.
opinião de burguês da cidade
Calma pessoal, o segredo é esperar que o nível do mar suba, e o interior vira litoral que é um instante.
Qual é a profissão que hoje em dia não depende de uma boa ligação à Internet para ser desempenhada com a máxima qualidade?
Picheleiro, electricista, carpinteiro, lixeiro, trolha, caixa do supermercado, padeiro. Tenho a certeza que ainda faltam várias.
Médico, enfermeiro, cabeleireiro, barbeiro, peixeiro, talhante, comercial, agricultor, apicultor, bombeiro, policia, cantoneiro, camionista, taxista, canalizador, soldador, e eu ficava aqui a noite toda a dizer profissões se fosse preciso.
Pensas tu. Cada um deles terá direito a maquinaria evoluída e também a fazer descolar o seu conhecimento não achas?
Não dependem da Internet para desempenhar a sua profissão, apesar de poder ajudar, como qualquer outra ferramenta.
A sério? Provavelmente 90%, e vá lá a pandemia até deu uma ajudinha, agora até posso mandar um email e ter uma resposta!
Pois. Não estou a ver. Só a Dulce Pontes é que se mudou daqui para uma aldeia em Trás os Montes 😂 mas acredito que em alguns casos possa compensar. Se houvesse mais condições compensaria mais.
E entrando o 5G que precisa de mais antenas por metro quadrado, vai ser pior.
"Millimetre wave" precisa de mais antenas, 5G não é só "millimetre wave", a banda de 600 Mhz não precisa de mais antenas.
A rede será híbrida 5G/4G durante muitos anos; a grande vantagem do 5G é aguentar um maior número de utilizadores, o que é pouco importante em zonas rurais.
Nas zonas rurais tens várias antenas congestionadas, porque não é só o número de users que as congestiona, mas sim a capacidade que a operadora lhes atribui. O 5G DSS (híbrido 4G/5G) poderá colmatar essa falta de capacidade com atribuição de maior banda. A NOS vai parece que vai apostar nisso em força.
No verão é certo e sabido que as velocidades sofrem... Tu e mais o teu vizinho e o da Rua de baixo estão num sítio que se calhar fora do verão tem 2 ou 3 pessoas e no verão tem mais 20... Se essas 20 andarem todas com o hotspot lá se foi a velocidade
Tens que verificar outras operadoras na mesma zona. Há uma tendência geral para achar que a Vodafone é a melhor operadora, mas isso já não é verdade. Fora das grandes cidades tem um desempenho que fica muito aquém das expectativas. A NOS, por exemplo, está a melhorar consideravelmente a sua capacidade de rede móvel, com várias modernizações em antenas por todo o país, implementando múltiplas bandas em simultâneo para aumentar o débito. Tenta verificar com um cartão móvel se tens boa cobertura NOS e faz um speedtest. Podes ficar surpreendido. Para além disso, na NOS consegues um tarifário ilimitado por cerca de 15€/mês, algo que não consegues na Vodafone de certeza (que para mim é a operadora mais cara do mercado).
[удалено]
Não. É válido para qualquer cliente. É um tarifário de retenção mas é fácil obter :) Se quiseres ajudo-te, manda DM.
Acabei de vir de férias de Alporchinhos, no Algarve, e tive uma merda de uma semana sem rede de telemóvel dentro de casa. Nem chamadas conseguia fazer...
3.4mbps de upload e 0.2 de download? Algo errado não está certo.
O que é que se poderá fazer?